Filosofia, Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação

terça-feira, 19 de abril de 2011

Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias - José Manuel Moran.


José Manuel Moran aposta para o futuro próximo num conjunto de ações continuas de ensino-aprendizagem totalmente visuais e interativas, transformando a educação num processo permanente de aprendizagem muito além dos espaços físicos e temporais.
  
Segundo ele, estamos reaprendendo a nos relacionar enquanto cada vez mais inseridos na moderna sociedade da informação. E de forma qualitativamente melhor quando conseguimos integralizar todas as tecnologias que dispomos (as telemáticas, as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais, lúdicas e corporais), em favor do processo de ensino/aprendizagem.
  
Existe hoje um grande leque de opções metodológicas que possibilitam uma maior comunicação com os alunos. Estas devem ser adequadas ao contexto situacional e estrutural das instituições educativas e organizacionais, sempre buscando diversificar as formas de dar aula, de realizar atividades e de avaliar.

Moran sugere ao docente a ampliação do espaço de encontro para além do presencial: O da visibilidade virtual. Um espaço na internet para os encontros e a divulgação dos conteúdos ampliando, significativamente, o papel do professor que deixa de ser um mero informador do assunto em questão e passa a ser um mediador de conhecimento, orientador de aprendizagem, um gerenciador de pesquisa e comunicação.

O educador, segundo Moran, tendo o curso planejado, enriquece seu conteúdo com as novas contribuições dos alunos, “co-pesquisadores responsáveis pela riqueza, qualidade e tratamento das informações”; participantes ativos de um intenso processo de construção cooperativa.
.
Moran também acredita que está em curso uma reorganização dos espaços físicos das instituições educativas seguindo modelos estruturais que facilitam a implementação das novas tecnologias da informação com salas de aulas mais funcionais, dinâmicas e interativas ampliando o conceito da “presencialidade”, tornando o tempo e o espaço reduzido da aula, cada vez mais amplo e flexível.

Acesse o texto na íntegra:
Contato: jmmoran@usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por gentileza, identifique-se para comentar.