Filosofia, Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias


O prof. José Manuel Moran acredita que é fundamental, hoje em dia, um planejamento flexível no currículo de cada curso, seja em universidades ou escolas, que deva se alternar entre um tempo presencial, com atividades de presença física em sala de aula e um tempo virtual, dado as atividades de aprendizagem conectadas à distância.

Com as novas tecnologias da informação, novos desafios pedagógicos se apresentam e os professores devem estar preparados para o melhor gerenciamento didático das diferentes atividades que ocorrem nos vários espaços de aprendizado. Espaço ampliado que se estende por todo o universo de pesquisa e conhecimento integralizado: “A sociedade como um todo é um espaço privilegiado de aprendizagem”, cita Moran.

O primeiro espaço começa na nova sala de aula equipada com tecnologias das mais simples até as mais sofisticadas, alternando aulas com diferentes atividades, que deve ser integrada a um laboratório, um segundo espaço, que se estende, ampliando a origem desse aprendizado onde se torna possível desenvolver atividades de pesquisa e de domínio técnico fazendo do aluno “um parceiro pesquisador. Pesquisar de todas as formas, utilizando todas as mídias, todas as fontes, todas as formas de interação”.

Um terceiro espaço é ocupado à distância, nos ambientes virtuais de aprendizagem, que complementam o que foi feito em sala de aula. Neste, destaca três pontos importantes de desenvolvimento continuo: o de pesquisa, o de comunicação e o de produção. É um espaço que favorece a “construção colaborativa” entre todos os interessados.

Um quarto espaço surge como resultado desse processo de crescimento evolutivo, integralizando, na dinâmica e no aperfeiçoamento necessário e contínuo que nos exige o mundo real, alternando as reflexões com as ações, a teoria com a prática/teoria em ambientes próximos ao real, para “compreender com o vivenciar”.

Segundo Moran, “Só assim avançaremos de verdade e poderemos falar de qualidade na educação e de uma nova didática”.

Leia o texto na íntegra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por gentileza, identifique-se para comentar.